Matéria - DESTAQUE ARTÍSTICO - ROSÂNGELA POLITANO

DESTAQUE ARTÍSTICO - ROSÂNGELA POLITANO

01/09/2018

DESTAQUE ARTÍSTICO - ROSÂNGELA POLITANO

Natural de São Jose do Rio Preto SP, mudou-se ainda criança para a capital na Vila Madalena, bairro muito conhecido por seus movimentos culturais onde morou até 15 anos, depois foi morar na cidade de Embu das Artes outro lugar muito conhecido por movimentos culturais e pela grande feira de artesanato e Artes, restaurantes, e as charmosas lojas antiquários .
Foi em Embu que Politano se apaixonou pela arte, entre ruas artistas e ateliês, foi também em Embu que Rosangela conheceu seu esposo o escultor Wagner Luiz da Cruz (Índio) que foi seu grande incentivador e onde nasceram seus filhos, foi em 1992 que na busca de uma melhor qualidade de vida escolheu a estância hidromineral para morar onde tem seu ateliê de nome Casa das Artes. Estrada Lindóia /Socorro.
Dona de um belo currículo e obras espalhadas por vários países este ano de 2018 a artista teve duas obras selecionadas na Bienal de arte naif realizada pelo SESC na unidade de Piracicaba a mais importante nesta estética.
"Amor e tolerância, um novo retrato de família" e uma obra que vem com um tema atual mostrando que para formar uma família precisamos de amor e tolerância acima de gênero, cor, raça ou religião.
"O JUÍZO FINAL" a obra premiada é um convite não para o silencio e sim para uma reflexão. Rosângela tem como temas principais a alegria mas para Politano ser artista é buscar intensamente, ser artista e querer um pouco mais e por isso criou este tema com muitas criticas sociais. A sua obra traz elementos essenciais, principalmente uma visão crítica do cotidiano, baseada numa observação atenta. Isso ocorre num estilo marcado pelo respeito às tradições populares e por um dinamismo interno que não se conforma com o estabelecido, sempre em busca de novos parâmetros para o que faz, sem se acomodar e sendo fiel a si mesma.(palavras de Oscar D Ambrosio/Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP. Veja as fotos das obras, da premiação e de uma parte de pessoas que estiveram presentes no dia deste evento lá em Piracicaba. SP
OBS - DADOS BIOGRÁFICOS E FOTOS FORAM FORNECIDOS PELA ARTISTA EM EVIDÊNCIA PARA ESTA REPORTAGEM.