Matéria - PASSEIO AO VILAREJO DE PARANAPIACABA - SP

PASSEIO AO VILAREJO DE PARANAPIACABA - SP

01/08/2017

No domingo dia 30 de julho eu estive com meu grupo visitando um dos lugares mais visitados no estado de São Paulo devido ao seu cenario cinematografico onde num passado glorioso funcionava uma das mais importantes estradas de ferro do Brasil. Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, no Brasil. Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, esta companhia que operava as estradas de ferro que realizavam o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice- versa. Paranapiacaba" originou-se do termo tupi paranapiacaba, que significa "lugar de onde se vê o mar. A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 16 De Fevereiro de 1867. Ela, primeiramente, serviu como transporte de passageiros; também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. Em 1874, foi inaugurada a Estação do Alto da Serra, que, mais tarde, seria denominada Paranapiacaba. No ano de 1898, foi erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha, como característica principal, o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina muito comum naquela região. OPátio ferroviário de Paranapiacaba veio acontecer divido o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à crescente demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados e 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçagüera, no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901. A primeira estação foi desativada e reutilizada, posteriormente, como cooperativa dos planos inclinados. A 15 de julho de 1945, a "Estação do Alto da Serra" passa a se denominar "Estação de Paranapiacaba". A 13 de outubro de 1946, a São Paulo Railway foi encampada pela União, criando-se a "Estrada de Ferro Santos-Jundiaí". Somente em 1950 a rede passa a unir-se à Rede Ferroviária Federal. Em 1974, é inaugurada o sistema de cremalheira aderência. No ano de 1977, a segunda estação foi desativada, dando lugar à atual estação. O relógio foi transferido do alto da estação anterior para a base de tijolo de barro atual. A 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982. Em 2010, o Correio fez lançamento de selo postal ostentando o patrimônio ferroviário de Paranapiaca, Um das atraçoes desta vila, são suas ruinas, tanto de casas, casaroes, vagoes, maquinas e tudo que lembra e fez historia , outra é o fogue , uma nevoa que aparece toma conta do lugar, lembra uma fumaça densa que chega a cobrir e tapar toda a cidadela, uns falam até que é identico ao fogue londrino( Inglaterra, outros que ela da arrepios e medo. Mas nada é que um fenomeno da natureza que acontece ali deivido a mata atlantica e as montanhas que circudam a cidade. Veja aqui um pouco das fotos que captei , pois foi minha 1ª.vez que fui conhecer., e adorei..ano que vem tem de novo este passeio. ( dados obtidos da Wikipédia – Inciclopédia livre)