Matéria - MORRO DE SANTO ANTONIO E CASA PUEBLO.

MORRO DE SANTO ANTONIO E CASA PUEBLO.

01/05/2017

Estivemos visitando este lindo morro com sua capela, e vistas lindas do Balneário que fica a uma bela distancias do Morro. Originalmente chamado Morro do Inglês (rebatizado por Piria para atrair a casais), o Morro Santo Antônio fica sobre a baía de Piriápolis com uma altura de 130 metros. A sua ascensão pode lograr-se tanto pela rota que o rodeia (construída no ano 1952) quando de teleférico.
Para o leste se contempla Punta Colorada, Punta Negra, Punta Ballena e até Punta del Este. Para o Norte sobre sai a presença da Serra das Almas e ao nordeste o Morro do Touro.
É o lugar ideal pra contemplar a paisagem da cidade. A sua visita conquista o visitante em qualquer horário, sobre tudo durante o entardecer e o amanhecer (vale a pena o esforço de madrugar).
Os anos todos è o protagonista do evento "Dobre Santo Antônio", onde na metade do mês de janeiro Miles de corredores ascendem e descem para completar uma corrida de 10 quilômetros.
Templo
O templo de Santo Antônio foi inaugurado o 16 de março de 1919. É obra do arquiteto francês (radicado em Buenos Aires) Pedro Guichot (o mesmo que inicia a construção do Argentino Hotel). A atual imagem de fundição de ferro de origem francês é obra do escultor francês Adolfo Beautiers e foi colocada o 12 de fevereiro de 1933 já que a original, de terracota, foi destruída. O revestimento interior é de mármore espanhol e o pedestal do Santo é de granito violeta lustrado, ambos originais.
Para finalizar sabe que milhares de fiéis o visitam ano a ano e dezenas de plaquinhas com mensagens de agradecimento e de pedidos são colocadas, logo aos seus pés ou em uma caixa que ali pode se ver. Seguindo o tour fomos visitar a famosa e inesquecível CasaPueblo, donde pode se ver ao longe a cidade de Punta Del este. Fomos agraciados já na chegada com vários planadores coloridos , dando um toque todo especial.
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica por eles. Após fomos para a rica e glamorosa Punta Del este.